Solidariedade na Cultura e Educação de Qualidade
A Campanha de Solidariedade na Cultura e Educação de Qualidade vem para prestigiar o trabalho de inclusão social e preservação das raízes culturais do povo brasileiro.
O acesso à cultura e à educação de qualidade é um direito de todo cidadão e podemos contribuir com ações de promoção para a inclusão social equitativa a todos.
Esta campanha tem como objetivo melhorar os indicadores estaduais relativos ao 4º “ODS” e, para materializar essa ação, precisamos levar informação, educação e cultura de maneira organizada, potencializando os resultados alcançados pelas FRAFEM´s em relação à população atendida, que são fundamentalmente: crianças até cinco anos nas creches, crianças e adolescentes de projetos sociais, adultos homens e mulheres, idosos em escolas parceiras, ONGs que cuidam dos direitos da mulher, asilos, hospitais, famílias carentes e outros.
Caberá às Fraternidades Femininas a escolha de um ou mais temas, de acordo com suas características ou possibilidades, dentre os que sugerimos a seguir:
-
Estimular seus usuários a obter educação como passaporte para uma vida de sucesso.
-
Estimular as FRAFEM´s a encaminhar ou ministrar cursos rápidos ou profissionalizantes.
-
Estimular a leitura como meio de acesso ao mundo e de apropriação de conhecimento.
-
Possibilitar excursões ou passeios culturais, como instrumento de transformação.
-
Amadrinhar/Apadrinhar crianças e jovens para aquisição de bolsas escolares, materiais escolares, livros e acompanhamento de tarefas escolares, após o período escolar.
-
Realizar em parceria com creches, escolas, projetos sociais e outros como: festas temáticas, palestras, teatros, gincanas culturais, concursos de redação, poesia, esporte ou dança, para valorizar a cultura brasileira (Carnaval, Dia da Árvore, Dia do índio, Páscoa, Festa Junina, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc.).
-
Realizar campanhas de Arrecadação de Livros, Tardes de Leituras para Crianças ou Idosos e montagem de espaços de Leitura Ambulantes ou Bibliotecas.