Empoderamento Feminino
A Campanha do Empoderamento Feminino aborda de forma direta e objetiva a questão da desigualdade de gênero, vez que esta situação está culturalmente presente em toda a nossa sociedade, e seus reflexos espelham as características sociais e culturais.
Trata-se de uma campanha vinculada a 5° ODS: Igualdade de Gênero.
Para a Constituição Federal Brasileira, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, mas sabemos que na prática há muito que avançar.
Pensando como fraternas, é imperativo assumirmos compromissos comuns para melhorar a vida dessas “guerreiras” por meio da promoção dos direitos humanos e da dignidade, do apoio ao planejamento reprodutivo, saúde, direitos sexuais e reprodutivos, da promoção da igualdade de gênero, da promoção da igualdade de acesso à educação para as meninas, da eliminação da violência contra as mulheres, reconhecendo o pleno exercício dos direitos humanos e a ampliando os meios de ação da mulher como fatores determinantes da qualidade de vida dos indivíduos.
As ações propostas visam contribuir para a redução de disparidades e fomentar o empoderamento das mulheres:
-
Inserir mulheres em programas que garantam seus direitos e influencie a comunidade na saúde, na política e na promoção de igualdade, gênero, raça e etnia.
-
Orientar sobre economia doméstica e orçamento familiar.
-
Combater diferentes formas de violência (orientar sobre a Lei Maria da Penha).
-
Desenvolver projetos para melhorar a saúde da gestante, encaminhar aos atendimentos de pré-natal, orientar sobre meios seguros para concepção e contra concepção, planejamento familiar, bem como divulgação e orientação de métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
-
Propiciar ações para resgatar a dignidade, autoestima e para melhoria do salário.
-
Contribuir com aumento de renda por meio de identificação e direcionamento a programas profissionalizantes.